A ilha do Príncipe

Como planear. Onde ficar. O que comer. Que actividades realizar ?

- O Príncipe -

Para os amantes de viagens e da natureza no seu estado mais puro, a ilha do  Príncipe é um paraíso na terra; felizmente localizada em África (está a um passo da Europa e também muito próximo de Angola),  tem vindo a constar da lista de “must do travel”.

Vamos lá então descobrir mais um destino em África!

Foto destaque - Ilha do Príncipe 1

Já havia estado em São Tomé em 2016/17 e foi bastante agradável; e, para quem gosta de natureza é sem dúvida um destino recomendado. O Príncipe não tinha sido uma opção possível na altura, pelo que não conseguimos voo de São Tomé para Príncipe (o avião tem capacidade para 30 passageiros e faz viagens com periodicidade diária, com excepção da quarta-feira).

Dica: caros viajantes, dada a capacidade do avião, se não quiserem perder de vista o Príncipe, a primeira dica que vos dou é que reservem com alguma antecedência. :)

Para conhecer o Príncipe, diria que 3 a 4 dias são suficientes. Há pacotes de viagens que ficam mais em conta do que outros; como referência de  pesquisa podem recorrer ao site do do grupo hoteleiro, onde vão encontrar muitas coisas para fazer (claro está dentro daquilo que são as possibilidades existentes nesta pequena ilha).


- Características da ilha do Príncipe -

  • Situada a cerca de 140Km de São Tomé, tem uma área (em metros quadrados) de 142Km, num total de 16Km na vertical (N/S) e 8 km na horizontal (E-O).
  • População: +/- 8000 habitantes.
  • Capital: Santo António, considerada a capital mais pequena do mundo.
  • A ilha é a primeira reserva mundial da biosfera pela UNESCO.
mapa principe.png

- Como chegar -

Para chegar à Ilha do Príncipe, temos de passar primeiro pela  Ilha de São Tomé.
  1. Por avião: mais rápido e mais cómodo e mais caro, a viagem dura cerca de 30 a 45 minutos e muito importante: cada passageiro só pode levar consigo 15 kg de bagagem. Portanto ao planear a viagem é preciso ter em consideração este limite.  A viagem pode variar entre os 150 a 300€ , dependendo da altura do ano. Para comprar bilhete recorre-se ao site da companhia aérea de São Tomé e Príncipe , ou então fazer junto de uma agência de viagens.
Nota 1: em caso de tempestades tropicais podem ocorrer atrasos na ida/volta para a ilha. Pode dar-se também o caso do voo ser cancelado…. Tudo é uma questão de sorte!

Nota 2: Tipicamente os turistas vão no voo da manhã para o Príncipe e não voltam no mesmo dia para São Tomé. Para quem pretender fazê-lo convém validar com a companhia aérea ou resorts se existe essa possibilidade. Os voos de ida são pelas 9h, os de regresso pelas 14h.


2. Por barco: pelas pesquisas realizadas pode demorar mais de 1 dia, não é aconselhável de todo.

- O alojamento –

O alojamento deve ser escolhido em função das actividades que se pretendam realizar, ou então de acordo com o valor [$] que se pretenda gastar.
Dentro dos tipos de alojamento existentes, há a opção de ficar alojado num resort ou até numa pensão, Guest House. Os alojamentos de topo estão localizados no Bombom, Roça Sundy ou Roça Belo Monte. Em alternativa, na cidade de Santo António, existem acomodações com preços mais acessíveis entre pensões e lodges (Makaira Lodge).
Dentro do alojamento de topo, pode ser escolhida a opção junto ao mar (praia) ou então nas Roças (lugares mais altos, isolados, literalmente no meio da floresta, com difícil acesso em tempo de chuva).

Dica 1: Podem fazer um mix (como fizemos) ou seja, uma conjugação de praia/ roça; dando assim para conhecer e usufruir das duas realidades. 

Dica 2: A forma de conseguir preços mais competitivos, passa por pesquisar em vários sites de reservas (booking, trivago, airbnb, anúncios no facebook…), agências de turismo (Abreu, Realvitour) e também entrar em contacto com os hotéis, solicitando sugestões e eventualmente negociar com eles um preço mais reduzido do que o tabulado no site. 


Dica 3: Aquando da reserva, o resort apresenta a variante de meia pensão (peq. almoço e jantar) ou pensão completa. Na maioria dos casos compensa escolher a opção pensão completa, pelo que, se se pretende pagar no dia a refeição, esta fica substancialmente mais cara. Se forem viajar e pretenderem almoçar pelo caminho, nos passeios então a opção meia pensão é mais interessante.

- As actividades

As actividades na ilha são variadas e ecológicas; desde visitas às roças em operação, experiências gastronómicas, passeios de barco em torno da ilha, eclosão e observação das tartarugas, observação de baleias ou tubarões. Todas as informações sobre actividades podem ser solicitadas e reservadas no dia anterior na recepção. Também podem ser consultadas online aqui.
De notar quem nem todas as actividades estão disponíveis pois algumas dependem da estação do ano (ex.: eclosão das tartarugas) ou das condições climáticas (ex.: trails).

Dica: Tipicamente os resorts têm actividades gratuitas, como transfers de um resort para outro, trails a pé, snorkling, paddel e canoagem/kaiak.

- A experiência –

Saímos de Angola para São Tomé,  fomos ao Príncipe 2 dias e voltamos - num total de 4 dias.
Em São Tomé optámos por um alojamento mais económico, muito confortável e no centro da cidade (Sweet Guest House); outra boa opção é o Omali lodge que fica no início da cidade. O Omali faz parte do Grupo Hoteleiro que mais tem actividade na ilha do Príncipe (Bombom, Roça Sundy e Sundy Praia). Existem ainda outras opções, como o Pestana ou até alugar casa - quando é um grupo fica mais em conta.

No primeiro dia aproveitamos uma das praias que gostamos de visitar – Praia dos Tambarinos – situada a norte de São Tomé. Á noite jantámos no restaurante 5 Sentidos (muitooooo bommmm!)  um belo petisco à base de atum. Como entradas pica-pau de peixe, como prato principal o famoso bife de atum mal passado e o conceituado caril de peixe. Tudo estava optimamente bom!

Seguimos para o Príncipe, no voo das 9h. Infelizmente o voo teve de regressar a São Tomé antes de aterrar no Príncipe porque estava uma grande tempestade. Retomamos o voo por volta das 13h e chegamos ao Príncipe pelas 14h.

Já no Príncipe, após a tempestade a realidade é outra, tudo impecavelmente verde, bonito, puro. A natureza ao mais alto nível, os cheiros e o sentido de ecologia existente nesta ilha. O asfalto não existe em todo o lado, as curvas são muitas, a ilha é pequenina. Tudo aqui tem o seu quê de ecologia, como por exemplo, não existem garrafas de água de plástico, mas bebedouros. O gel de duche, cremes são produzidos na terra and so on...

Seleccionamos o resort BomBom  e a Roça Sundy. No Bombom existem 2 praias lindíssimas, a praia de Santa Rita (onde nasce o sol) e a praia Bombom (onde o sol se põe).  Também no Bombom há a piscina para quem não pretende arriscar o mar. E em termos de instalações, bungalows com 4 tipos de vista (cada uma com preço diferente): Vista mar (a nossa escolha), Vista praia, Vista piscina e Vista jardim. Em suma, qualquer uma delas é fantástica.

Dica: a Roça Belo Monte também é uma boa opção (em comparação com a Roça Sundy) – ambas são Roças do tempo colonial recuperadas e em termos de preços são muito equiparadas. Na Roça Belo Monte dá para aproveitar a vista do miradouro para a praia Banana – uma praia bastante emblemática e conhecida pelo anúncio da bacardi .

Em termos de actividades, fizemos um passeio pelas várias Roças (incluindo a Belo Monte) e conhecemos a capital Santo António. Para além disso aproveitamos as actividades dos hotéis.

- Os sabores –

Como experiênca gastronómica a ter recomendam-se as seguintes  em São Tomé por ordem de preferência:
  1. Restaurante 5 Sentidos – experiência gourmet, aqui tudo é bom e tem sempre um toque de 5 sentidos, desde a manteiga tradicional confeccionada pelo chef, à carne, passando pelo peixe. Local obrigatório!

  2. Dica: é preciso fazer reserva, o restaurante não é muito grande e está sempre composto. Se não fizerem reserva correm o risco de não ter lugar.
2. Aldeia Ilhéu das Rolas – peixe fresco, fruta e legumes da ilha. Tudo muito bom!
3. Roça São João dos Angolares – Antiga casa colonial recuperada em Hotel e restaurante. A combinação de vários pratos e sabores. O menu de degustação é muito bom e é constituído por cerca de 7 degustações e prato principal. Tudo é confeccionado pelo Chef João Carlos Silva. Em adição tem uma vista magnífica sobre a ilha.

No Príncipe as refeições foram sempre tomadas nos hotéis, Bombom e Roça; pratos excelentes, variados e sempre com referência aos alimentos e especiarias da terra. Nota 10!! Para quem não optar por pensão completa, os pratos rodam os 35€ por pessoa, acrescido de bebida.
Ficamos com pena de não ter provado a gastronomia local de Santo António - como a Rosa Pão. - Talvez numa próxima oportunidade!

(em breve . . .  São Tomé & Príncipe em fotografias).
São Tomé | Praia dos Tamarindos 1
São Tomé | Praia dos Tamarindos 2



São Tomé

São Tomé | Lagoa Azul 1

São Tomé | Lagoa Azul 2

São Tomé | Lagoa Azul 3

São Tomé | Lagoa Azul 4

Príncipe | Bungalow vista mar

Príncipe | Bungalow vista mar 2

Príncipe | Praia S. Rita

Príncipe | Praia S. Rita 2
Príncipe | Pôr do Sol

Príncipe | Pôr do Sol 2

Príncipe | Bar e Restaurante Bombom

Príncipe | Bar e Restaurante Bombom 2

Príncipe | Bar e Restaurante Bombom 3

Príncipe | Ilhéu Bom Bom

Príncipe | Praia Bom Bom

Príncipe | Praia Bom Bom 2

Príncipe | Praia Bom Bom 3

Príncipe | Praia Bom Bom 4

Príncipe | Plantação da Roça 1

Príncipe | Plantação da Roça 2 - Ylang Ylang

Príncipe | Plantação da Roça 3 - Pimenta

Príncipe | Sanzala 

Roça Belo Monte

Príncipe | Roça Belo Monte 1

Príncipe | Roça Belo Monte  - Miradouro para a Praia Banana

Príncipe | Cidade de Santo António 1 

Príncipe | Cidade de Santo António 2

Príncipe | Cidade de Santo António 3

Príncipe | Trilho Roça Sundy - Praia  Sundy

Príncipe | Praia Sundy

Príncipe | Roça Sundy 1

Príncipe | Roça Sundy 2

Príncipe | Os caminhos da ilha.... 



Comentários